Você mora em uma casa ou apartamento pequeno?

Hoje vou dividir com vocês 5 dicas para otimizar melhor seu espaço, e deixa-lo mais prático!

1ª - A primeira coisa que poderia dizer é: Aposte na marcenaria! Se bem planejada, ela pode aproveitar todos os espacinhos disponíveis na sua casa. Além disso, faz o ambiente parecer maior do que vários móveis menores. Um ponto legal seria usar um único padrão de madeira, ou adicionar um segundo para criar pontos de interesse visual, que pode ser um acabamento colorido, por exemplo.

Fonte: Projeto Autoral

Nesse mesmo assunto, explore o espaço vertical com nichos e prateleiras, e busque móveis multifuncionais. Na imagem acima, por exemplo, a parte de trás do nicho que abriga a geladeira, serve de painel para a TV.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

2ª - Ambientes integrados. Fiz um post com dicas de como integrar dois ambientes (aqui), que em casas pequenas funciona muito bem, pois aumenta nosso campo de visão, além de economizar espaço na circulação e com área de paredes. Pode parecer pouco, mas paredes correspondem em média 10% da área total de uma casa. Além disso, quando há uma parede dividindo dois espaços, precisamos de dois espaços de circulação!

Fonte: Pinterest

3ª - Uso de espelhos: Eles dão a sensação de amplitude, continuidade. Mas cuidado com o local escolhido para a instalação. Procure lugares que tenham reflexos desejados, e que não tenha perigo de se chocar com outros objetos, como cadeiras.

Fonte: Pinterest

4ª - Abuse da iluminação, principalmente a luz natural. Grandes aberturas “trazem” mais o espaço externo para dentro. E use a iluminação artificial para dar foco a alguns pontos ou objetos.

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

5ª - Alguns padrões de revestimentos, principalmente os geométricos, podem causar uma ilusão de ótica, deixando o ambiente mais amplo. Mas cuidado! O efeito pode ser inverso dependendo da padronagem!

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

#otimizaçãoespaço

Posts Em Destaque
Posts Recentes