Como escolher a luminária ideal para a sala de jantar

A iluminação é um elemento bastante importante na composição do espaço. Com ela conseguimos criar variados efeitos, dividir ou unir espaço, e sem precisar quebrar nada!

Hoje vou dividir com vocês algumas dicas na hora de escolher a luminária para a mesa de jantar.

O pendente, na maioria dos casos, é o tipo de luminária mais indicado para a sala de jantar, pois cria um efeito focado, isto é, forma um cone de luz que ilumina a mesa, deixando o ambiente bastante acolhedor. Ele deve ser instalado acima dos olhos das pessoas sentadas, a uma altura de aproximadamente 70cm do tampo da mesa.

Em relação proporções, o ideal é que o formato do pendente seja proporcional à mesa de jantar. Por exemplo, mesas pequenas pedem apenas um pendente centralizado. Já em mesas retangulares, é mais interessante o uso de 2 pendente ou mais, ou ainda um pendente com mais lâmpadas, dependendo do comprimento da mesa.

Já no quesito de formas, as mesas retangulares acabam sendo mais flexíveis, pois esteticamente ficam bem tanto com pendentes circulares quanto retangulares. Já as mesas redondas pedem pendentes no mesmo formato.

Um cuidado: o centro do pendente deve coincidir com o centro da mesa, e não com o centro do ambiente! Se não houver forro de gesso e o ponto elétrico estiver descentralizado, você pode fazer um desvio no fio.

Quando o pé-direito do espaço for baixo, ou ainda o layout for flexível, melhor optar pelo uso de plafons no teto, que tem uma iluminação de efeito suave, indireta e melhor distribuída.

Espero que essas pequenas dicas, que não são regras, animem vocês a se aventurarem no mundo da decoração!

Fonte das imagens: Pinterest


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square