Como identificar um bom profissional


Na hora de contratar: Como identificar um bom profissional?

Assim como em todas as profissões, na arquitetura também existem bons e maus profissionais, então seguem algumas dicas na hora da sua escolha!

• Seu sonho: Analise os projetos desenvolvidos pelo arquiteto. Observe se você se identifica com o estilo dele. Converse, ouça o que ele tem a dizer sobre suas necessidades, quais as melhores opções para o seu orçamento e desejos.

• Qualidade técnica: veja o que ele tem a dizer sobre as melhores opções de implantação do projeto no seu terreno, pois existem particularidades técnicas que determinam um custo maior ou menor da obra ou até mesmo a sua inviabilidade econômica, a orientação solar, iluminação natural e ventilação. Discuta sobre métodos construtivos e materiais. Vale lembra que cada projeto é único, com suas próprios desafios e particularidades.

• Sobre responsabilidades: Busque informações do profissional junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU. Pergunte quais as necessidades legais para a aprovação do projeto e a execução da obra, e quais as responsabilidades que serão assumidas pelo profissional.

• Segurança: Nunca contrate um serviço sem que seja firmado um contrato no qual deverá constar, claro e minuciosamente, tudo que se relacione ao seu propósito de forma a não ocasionar nenhuma dúvida futura principalmente quanto aos serviços que serão prestados, aos prazos, ao valor e às condições de pagamento. Isso é importante para os dois lados!

• No seu bolso: Preço é diferente de valor! Nunca leve somente o preço em consideração na hora de contratar, mas analise o valor do que está sendo contratado, ou seja, o que está agregado no honorário cobrado, quais os projetos e detalhamentos serão entregues, a qualidade dos desenhos, quais as especificações, se visitas técnicas estão inclusas, imagens em 3D, taxas e aprovações, etc.

• Diálogo sempre: Mantenha um diálogo aberto com o arquiteto. Não omita nenhuma informação e participe diretamente do projeto e da obra. É mais fácil e mais barato fazer alterações quando ainda em fase projetual, ou durante o início da construção. Lembre-se de que o projeto deve atender às suas necessidades, mas sempre ouça o que o profissional tem a dizer.

Enfim, veja a escolha de um bom profissional como um investimento, e não um gasto.

Você pode poupar muito durante a obra com a experiência e conhecimento técnico do arquiteto.


Posts Em Destaque
Posts Recentes