Por que contratar um arquiteto?


Muita gente me pergunta qual a importância de um arquiteto na obra, e pensando nos meus clientes resolvi expor um pouquinho nosso trabalho.

O CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – lista 8 motivos para se contratar um arquiteto:

“1. O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções espaciais, e construir ou reformar o seu imóvel.

2. Ele tem uma formação única que o habilita a unir técnica, criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável e adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.

3. Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa mensurável a longo prazo. Além de construir com garantia de segurança, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel.

4. Contratando um profissional de arquitetura e urbanismo você evita gastar dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que realmente queria.

5. Você também não corre o risco de comprar material a mais ou a menos: ele vai calcular a quantidade necessária e elaborar um orçamento para facilitar a sua programação financeira.

6. O arquiteto é o profissional técnica e legalmente autorizado a fazer o projeto arquitetônico, a exigência central para que sua casa seja construída, e pode também realizar e/ou coordenar os projetos complementares necessários à sua construção.

7. Devido à sua ampla formação técnico-artística, o arquiteto está unicamente preparado para gerenciar todos os fornecedores da obra, do fabricante de ferragem pronta à loja de papel de parede, e prestar ajuda técnica e estética na compra dos materiais.

8. Além de coordenar todos os projetos, o arquiteto pode também se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, das providências legais à contratação de operários, oferecendo um elenco completo de serviços.”

O arquiteto tem o conhecimento técnico necessário para dimensionar espaços aprazíveis e proporcionais, unindo estética e funcionalidade. Ele é o profissional que possui capacidade de planejamento da obra, condição básica para que uma construção tenha o menor custo com melhor proveito dos materiais disponíveis. Evita desperdícios e consegue prever muitos problemas futuros.

Em última análise, considerando o alto investimento que envolve uma construção, seria, no mínimo, irresponsabilidade confiar a elaboração de um projeto e sua execução a pessoas sem experiência, qualificação e responsabilidade legal.

#cau #obra #investimento

Posts Em Destaque
Posts Recentes